sexta-feira, 11 de novembro de 2011


É PRECISO SANEAR

Lisboa – A revista Veja, bem recentemente, veiculou matéria de fôlego, pegando 106 cidades brasileiras de mais de 200 mil habitantes e as dissecou, tomando por base 12 questões: emprego, ensino básico, internet, saneamento, criminalidade, renda, coleta de lixo, mortalidade infantil, educação, petróleo e saúde. As mais ricas, invariavelmente, saíram bem em todos os testes. As mais pobres revelam indicadores socialmente contrastantes.

No capítulo do saneamento, a cidade paulista de Americana foi a campeã, apresentando 99% das suas casas servidas por esgotamento sanitário. Vieram a seguir, dentro das "top five", outras quatro cidades paulistas, a saber: Araraquara e Ribeirão Preto, ambas com 98,6% e Franca e Bauru, as duas com 98,5%. Esse é o Brasil maravilha, que contrasta com a realidade do Norte e do Nordeste.

Das 106 cidades as que tiveram avaliação mais negativa foram Arapiraca, em Alagoas, verdadeiro esgoto a céu aberto, com 19,4%; a violenta Marabá, no Pará, com 34,4%; Aparecida de Goiânia, em Goiás, com 36,8%; Santarém, igualmente no Pará, com 40,7%, e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, com 47,2%. Esse é o Brasil pobre, marcado pelas injustiças e pela dor.

Saneamento básico (seja a drenagem de águas pluviais e águas servidas, seja o esgotamento sanitário por galeria) deveria ser uma prioridade essencial de todos os governos. Na verdade, não o é de quase nenhum.

Preferem as obras que exteriorizam beleza, a "enterrar votos", como costumam dizer os que fazem política sob o signo da mediocridade. E acabam enterrando mesmo é a vida do povo mais pobre na realidade lamentável das verminoses, das diarreias, de mil doenças que o saneamento evitaria.

Martin Luther King, falando para centenas de milhares de pessoas em sua luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, bradou: "I have a dream..." e desenvolveu, a partir daí, uma das mais belas peças oratórias de que já tomei conhecimento. Daqui da minha modéstia, ouso dizer: eu tenho um sonho. Um sonho bonito. Um sonho sensível.

Como gostaria que todas as cidades do Brasil fossem como Americana, Araraquara, Bauru, Ribeirão Preto e Franca! Como gostaria que Arapiraca, Marabá, Aparecida de Goiânia, Santarém, Jaboatão dos Guararapes e todas as cidades do meu Amazonas fossem saneadas em 100%! Como gostaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário