Este Pré-Blog se confraterniza com o grande Senador da República neste momento especial em que a Academia Amazonense de Letras acolhe ARTHUR VIRGÍLIO DO CARMO RIBEIRO NETO como um de seus membros, num reconhecimento inequívoco de uma carreira intelectual colocada a serviço do Estado do Amazonas e do Brasil.
O novo imortal, de 65 anos de idade, dos quais mais de 40 anos colocados em defesa da democracia, sempre teve como arma a sua voz e os seus sólidos conhecimentos humanísticos.
Arthur é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diplomata de Carreira formado pelo Instituto Rio Branco.
Arthur é, essencialmente, um político nato. Foi militante do PCB, filiado ao PSB, PMDB e PSDB. Elegeu-se Deputado Federal para três (03) mandatos (1982-1986; 1994-1998; e 1998-2002.
Elegeu-se Senador da Repúblico, com mandato de oito (08) anos, para o período de 2002-2010, sendo, desde logo, escolhido Líder do Governo Fernando Henrique Cardoso.
Para o Poder Executivo, Arthur foi eleito a Prefeito de Manaus em 1988, para realizar uma das melhores administrações da cidade de Manaus, no período de 1989-1992.
Na área Federal ocupou o cargo de Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, também na gestão de FHC.
Arthur Neto foi importante protagonista na retomada da democracia no Brasil, tendo participado dos principais movimentos, dentre os quais a Direta Já que pôs fim na Ditadura Militar em 1985.
Por esses motivos e outros não menos importantes, é que a Academia Amazonense de Letras se enobrece em colocar entre seus 40 acadêmicos, o Senador Arthur Neto, que, desde antes, já honra a entidade maior do cultivo da língua e da literatura nacional, e mais especificamente, a amazônica, e sobremodo a amazonense.
A partir de hoje, a AAL não ouvirá mais somente poetas, romancistas, jornalistas, médicos, economistas, sociólogos e antropólogos. Agora também terá a voz de um diplomata e de um político por excelência.